quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Duo IO Y TE : Lança “Volverá”, dia 3 de fevereiro Single foi produzido durante a segunda edição do edital Aceleração Musical LabSonica 2.:.0 Toca do Bandido




Ouça o single: https://links.altafonte.com/IOYTE_Volvera (estreia dia 3/02)


Formado pela atriz e cantora Tainá Medina (Globo, Netflix, Amazon) e pelo guitarrista e produtor musical Christian Dias (Astro Venga, Lobão, Sepultura, Mahmundi e Illy), o duo IO Y TE tem como marca sonora explorar misturas imprevisíveis. Representantes da música independente carioca, eles estão entre os 6 artistas selecionados no edital Aceleração Musical LabSonica 2.:.0 Toca do Bandido. “A dupla é incrível, tem muita originalidade e frescor. Eles conseguem misturar vários elementos não só na música, mas também na proposta audiovisual”, atesta Felipe Rodarte, produtor musical, sócio do estúdio Toca do Bandido e do selo Toca Discos.

Após o lançamento de “Lisboa”, registrada na Live Session do estúdio LabSonica, do Oi Futuro, o duo IO Y TE lança o single “Volverá” dia 03 de fevereiro, nas plataformas de streaming. A canção foi composta em parceria com Felipe S durante o Songcamp e gravada na Toca do Bandido. O artista pernambucano Felipe S também está entre os finalistas do edital.

“Recebemos um briefing da Constança Scofield, com um universo imagético: Felipe S lembrou de uma harmonia que havia feito há uns 10 anos e nos mandou. Na hora me veio à cabeça que a música deveria ser em espanhol. Comecei a mexer em anotações antigas e encontrei trechos da peça "A Vida É Sonho", do dramaturgo e poeta espanhol Calderón de La Barca. Soube que queria falar sobre o sonho, o oculto, sobre histórias já esquecidas, mas que atravessam o nosso corpo e a nossa existência. ‘Volverá’ é um convite à sensibilidade para o invisível, um convite à escuta”, define Tainá Medina. “Fizemos a música em uma hora e meia e enviamos pro Felipe S. Fomos criando o arranjo no estúdio, testando diferentes possibilidades, ao lado do Felipe Rodarte, do Gabriel Loddo (contrabaixo) e do Pedro Fonte (bateria), que tiveram uma imensa contribuição no processo de gravação da canção”, complementa.

Sobre a proposta do Songcamp, Constança Scofield, responsável pela orientação e condução do edital, em conjunto com Felipe Rodarte e o Oi Futuro, conta mais: “Uma das partes mais empolgantes é elaborar um briefing propondo um universo criativo lítero-musical da interseção estética dos artistas do LabSonica. Propus situar o eu-lírico de terror do IO Y TE em um cemitério bizantino da Chapada Diamantina, na Bahia, onde Tainá encarna o fantasma de uma sereia que vaga na região, que há milhões de anos não só foi mar, mas também geleiras”.

“Todo o processo foi, antes de mais nada, uma grande realização profissional para o IO Y TE, um divisor de águas. Saímos do nosso home studio para um contexto profissional”, acrescenta Christian Dias. “Felipe Rodarte teve muita sensibilidade em respeitar o trabalho que eu já venho fazendo como produtor, me ajudando a chegar no resultado que tínhamos em mente, mas nos dando espaço pra criar e experimentar. Respeitando nosso tempo para, aí sim, vir com sugestões. Os dias na Toca foram uma experiência mágica. Estamos muito orgulhosos e loucos pra voltar”, finaliza.

“Volverá” chega às plataformas dia 3 de fevereiro via Selo Toca Discos, com distribuição da Altafonte.

Ficha Técnica: Volverá (Felipe S/ Tainá Medina/ Christian Dias)

IO Y TE

Produção musical: Felipe Rodarte

Masterização: Ricardo Garcia

Gravado, mixado e masterizado na Toca do Bandido

Fotos em anexo: Marcos Hermes

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi para impacto social, atua como um laboratório para cocriação de projetos transformadores nas áreas de Educação e Cultura. Por meio de iniciativas e parcerias em todo o Brasil, estimulamos e conectamos indivíduos, organizações e redes para a construção de um futuro mais potente, com mais inclusão e diversidade. Na Cultura, o Oi Futuro mantém um centro cultural no Rio de Janeiro, com uma programação que valoriza a convergência entre arte contemporânea e tecnologia. O espaço também abriga o MUSEHUM – Museu das Comunicações e Humanidades, com acervo de mais 130 mil peças. Há 18 anos o Oi Futuro gerencia o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, que seleciona projetos em todas as regiões do país por meio de edital público. Desde 2003, foram mais de 2.500 projetos culturais apoiados pelo Oi Futuro, que beneficiaram milhões de espectadores. O instituto também criou e mantém o LabSonica, laboratório de experimentação sonora e musical, sediado no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, que oferece infraestrutura necessária para que bandas, músicos, produtores, pesquisadores da arte sonora, gravadoras independentes, desenvolvedores e outros talentos realizem seus projetos sonoros e viabilizem produções independentes.

Sobre a Toca do Bandido

Mundialmente conhecido, o estúdio Toca do Bandido reúne equipamentos de áudio de ponta, com destaque para a coleção fabulosa de guitarras. Foi o único da América Latina a integrar a lista dos 12 estúdios icônicos do mundo. Ao longo de sua história, que completa 20 anos em 2022, já são mais de 80 mil horas de estúdio, 400 álbuns gravados, 50 indicações ao Grammy e mais de 30 prêmios conquistados.

Na Toca foram gravados álbuns fundamentais da música brasileira, de artistas como Lenine, Gilberto Gil, Maria Rita, Raimundos, O Rappa, Maria Gadú, Nando Reis, Milton Nascimento, Vanessa Da Mata e Baco Exu do Blues, entre muitos outros. O estúdio foi locação para vários programas musicais da TV, como "Geleia do Rock” (Conspiração Filmes/Multishow), “Studio 66’ (Urca Filmes/Canal Brasil), “Devassa - Encontros Tropicais (Iza, Carlinhos Brown e Larissa Luz), além de ser o representante brasileiro no projeto Converse Rubber Tracks, que levou bandas a estúdios emblemáticos ao redor do mundo, como o Abbey Road, em Londres, e o Hansa Tonstudio, em Berlim.

Fonte: Coringa Comunicação


Inscreva-se No #Blog, Compartilhe. Apoie o #Underground Seu Apoio é Muito #Importante!


Nenhum comentário:

Postar um comentário