quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Shonen Knife em São Paulo: Morcegula será a banda de abertura







No dia 14 de dezembro, o Cine Joia em São Paulo/SP recebe uma visita inédita e histórica: o lendário trio feminino japonês Shonen Knife traz seu pop punk, uma espécie de Ramones bubblegum que emocionou e alucinou Kurt Cobain. O líder do Nirvana não apenas era fã declarado da banda de Osaka, como também as convidou pessoalmente para abrir os shows da turnê europeia do Nirvana em 1991. Será show único no Brasil com realização da Maraty.

Ingresso: https://fastix.com.br/events/shonen-knife

O duo garageiro Morcegula será a atração de abertura. Formado por Rebeca Li nos vocais e na bateria (que ela toca em pé e sem pratos) e por Badke na guitarra e voz, o Morcegula é descrito pelo duo como “uma união de grave de surdo e bumbo, com agudos distorcidos da guitarra da cidade do Rio de Janeiro com Uberlândia, da Rita Lee com Ramones, da energia masculina com a feminina”.

O show no dia 14/12 vai divulgar o segundo álbum do duo, Caravana dos Desajustados. Ouça aqui.
Shonen Knife, a banda preferida de Kurt Cobain

“Senti-me como uma garota de nove anos num show dos Beatles”, disse nos idos de 1990 Cobain após vê-las ao vivo pela primeira vez. “Estava chorando, pulando, arrancando os cabelos... foi incrível. Nunca fiquei tão empolgado na vida", completou à época.

A admiração era tamanha que Cobain chegou a pedir à guitarrista Naoko Yamano para aprender os acordes de “Twist Barbie” e tocou a música em um show secreto do Nirvana. Ele também revelou que ouvia o álbum Burning Farm todos os dias, até que, tomado pela emoção, começou a chorar: “Não podia acreditar que três pessoas de uma cultura tão diferente conseguiam escrever músicas tão boas”.

Shonen Knife foi formada em 1981 pelas irmãs Naoko e Atsuko, muito antes de termos como riot grrrl e girl rock entrarem no vocabulário musical. O trio feminino já quebrava cordas de guitarra com alegria ao som de covers importados dos Ramones.
Uma trajetória de transformações e entusiasmo

Assim como o grupo cult japonês The 5,6,7,8s, o Shonen Knife atravessou décadas de transformações musicais, mantendo-se fiel ao que sabe fazer de melhor: despejar sua contagiante e otimista versão de pop punk.


Apesar dos muitos anos na estrada, o entusiasmo do trio por apresentações ao vivo continua sendo um espetáculo à parte, enquanto exploram um vasto catálogo que vai do thrash rock sólido até melodias dignas de parada de sucessos.

A banda é tão cultuada que, em 1989, foi lançado um disco tributo às japonesas, chamado Every Band Has a Shonen Knife Who Loves Them, que reuniu uma seleção poderosa de bandas alternativas e punk da época, como L7, Sonic Youth, Redd Kross, Lunachicks e outras.

O disco virou uma espécie de selo de aprovação underground, mostrando que, mesmo sem grandes gravadoras ou hits comerciais, o Shonen Knife influenciava profundamente a cena alternativa global.

Outro fato interessante é que a Shonen Knife participou em 1994 da coletânea If I Were a Carpenter, um álbum em homenagem aos Carpenters. Nessa coletânea, bandas alternativas reinterpretaram clássicos da dupla Karen e Richard Carpenter e o Shonen Knife contribuiu com uma versão irreverente de “Top of the World”, transformando a balada suave em um hino pop punk cheio de energia.
SERVIÇO
Shonen Knife pela 1ª vez em São Paulo

Data: 14 de dezembro de 2026 (domingo)

Local: Cine Joia (Pça. Carlos Gomes 82, São Paulo, SP)

Ingresso: https://fastix.com.br/events/shonen-knife


Links Relacionados:

www.instagram.com/shonenknifeofficial

www.instagram.com/agenciapowerline

www.instagram.com/drmrs_entertainment

www.instagram.com/tedesco.com.midia



Fonte:Tedesco Comunicação & Mídia

Inscreva-se No #Blog, Compartilhe. Apoie o #Underground Seu Apoio é Muito Importante!


Nenhum comentário:

Postar um comentário