
Artista ícone da chamada cena de Gotemburgo e influente no cenário do melodic death metal lutava contra um câncer desde 2023.
Foi confirmada nesta terça-feira, 16, a morte de Tomas Lindberg. O vocalista do At the Gates, um dos nomes mais influentes do heavy metal sueco e do death metal a nível global, tinha 52 anos e lutava contra um carcinoma adenoide cístico, um tipo raro de câncer na boca e no palato.
Em comunicado, a banda afirma:
“Tomas faleceu esta manhã após complicações relacionadas ao seu tratamento contra o câncer. Apesar dos intensos esforços médicos, sua vida não pôde ser salva. Tomas, você foi uma inspiração para todos nós. Um verdadeiro amigo, compassivo e compreensivo. Você sempre será lembrado por sua generosidade e seu espírito criativo. Sentiremos sua falta eternamente. Para sempre em nossos corações.”
Embora tenha descoberto a doença em dezembro de 2023, Lindberg só tornou o diagnóstico público no último mês de agosto. O artista havia se submetido a uma cirurgia que retirou boa parte do céu da boca e tratamento com radioterapia, mas no início deste ano, exames encontraram resíduos do câncer inacessíveis por cirurgia ou radiação.
O cantor deixou um filho e uma filha, ambos adolescentes.
Tomas Lindberg e At the Gates
Tomas foi um dos membros fundadores do At the Gates, na ativa desde 1990. O grupo se notabilizou por inserir doses de melodia à pegada agressiva do death metal, além de adotar letras mais poéticas e emotivas do que o praticado nas ramificações mais extremas da música pesada.
A banda esteve em atividade inicialmente até 1996. Depois, retornou brevemente entre 2007 e 2008 para, enfim, ter uma reunião permanente em 2010. Ao todo, sete álbuns foram lançados, com destaque para o revolucionário Slaughter of the Soul (1995).
O trabalho mais recente, The Nightmare of Being, saiu em 2021. Tomas Lindberg registrou demos vocais gravadas para um oitavo álbum de estúdio, ainda sem previsão para lançamento.
Fonte:At The Gates
Inscreva-se No #Blog, Compartilhe. Apoie o #Underground Seu Apoio é Muito Importante!
Nenhum comentário:
Postar um comentário