
Cantor de 69 anos foi diagnosticado com câncer; além da banda liderada por Steve Harris, integrou grupos como More, Wildfire e Sweet.
O cantor inglês Paul Mario Day teve sua morte anunciada nesta terça-feira, 29, aos 69 anos. O artista se notabilizou por ter sido o primeiro vocalista do Iron Maiden, ainda que em passagem bem curta, entre dezembro de 1975 e outubro de 1976.
Após a saída do grupo liderado pelo baixista Steve Harris, Day também integraria, já nos anos 1980, as bandas More, Wildfire e Sweet. O guitarrista Andy Scott, da última citada, ficou a cargo de dar a notícia sobre seu falecimento em nota nas redes sociais.
A causa da morte não foi revelada. Sabe-se, contudo, que Paul Mario Day batalhava contra um câncer em região não especificada. Uma publicação do Cart & Horses, pub onde o Maiden fez seus primeiros shows, revelou em maio que o artista tinha apenas algumas semanas de vida.

Paul Mario Day, primeiro vocalista do Iron Maiden, em foto de 1981 -
Foto: Michael Putland / Getty Images
Scott afirma:
Scott afirma:
“Paul Mario Day, descanse em paz. Em 1985, Mick Tucker e eu montamos a primeira nova formação do Sweet após o hiato da banda original. Precisávamos de um vocalista e, quando Paul chegou para a audição, não procuramos mais. Nossos primeiros shows foram na Austrália, com ingressos esgotados, o que era um bom presságio para o futuro.
A Europa seguiu o exemplo e três noites esgotadas no Marquee, em Londres, produziram um álbum ao vivo, um vídeo e um DVD. ‘Live at the Marquee’ alcançou sucesso em várias paradas ao redor do mundo e a performance vocal de Paul resistiu ao teste do tempo.
PMD foi o vocalista original do Iron Maiden e teve uma passagem pela banda More antes de se juntar ao Sweet.
Ele faleceu em paz em sua casa na Austrália. Minhas mais profundas condolências à sua esposa Cecily, família e amigos.
Um dia triste para todos os fãs do Sweet.
Andy.”
Mais sobre Paul Mario Day
Paul Di’Anno, que nos deixou ano passado, não foi o vocalista original do Iron Maiden. A função teve outros dois ocupantes até chegar a ele, que gravou os primeiros álbuns: Dennis Wilcock e o primeiro de todos, Paul Mario Day. Este ficou por menos de um ano, entre dezembro de 1975 e outubro de 1976, quando acabou dispensado por não ter tanta experiência.
Diferentemente de outros músicos que passaram pelo Maiden na década de 1970, Day, curiosamente, engrenou com sua carreira artística. Nos anos 1980, integrou bandas como More (com quem gravou três álbuns e tocou no Donington Monsters of Rock de 1981), Wildfire (entre 1984 e 1985) e a versão de Andy Scott e Mick Tucker do influente Sweet, grupo lendário de glam rock (neste caso, de 1985 a 1989).
Em 2019, Paul Mario Day pôde se reencontrar com Steve Harris, baixista e fundador do Iron Maiden. Ao lado do vocalista também estavam os guitarristas Dave Sullivan e Terry Rance. Apenas um membro original não se fez presente: o baterista Ron “Rebel” Matthews.
Fonte:The Rolling Stones Magazine
Inscreva-se No #Blog, Compartilhe. Apoie o #Underground Seu Apoio é Muito Importante!
Nenhum comentário:
Postar um comentário