É composta por Charles Gama (guitarra, vocal), Chaene da Gama (baixo) e Rodrigo "Pancho" Augusto (bateria). Todos são negros e a banda aborda temas como política, racismo e discriminação em geral em suas letras. O nome da banda é uma homenagem aos Panteras Negras.
A Black Pantera foi influenciada por Bad Brains, Rage Against the Machine, Tupac, Motörhead, James Brown, Metallica, Living Colour, Raimundos, Sepultura e Devotos. Seu som tem elementos de Thrash metal, Hardcore Punk e Crossover Thrash.
Se apresentaram em festivais como o Afropunk e o Download Festival, além de terem aberto shows ou tocado com bandas como Dead Fish, System of a Down, Slayer, Project46, O Rappa e Sepultura. Já se apresentaram na Colômbia, França, Itália e Estados Unidos.
História Da Banda :
Em 2016, foram tocar na edição francesa do festival Afropunk, tendo que promover uma campanha de financiamento coletivo para cobrir as despesas da viagem internacional.
Em 2018, lançaram o segundo disco, Agressão, precedido pelo clipe "Prefácio". No início do ano seguinte, lançaram a faixa "Punk Rock Nigga Roll", acompanhada de um clipe, e depois assinaram com a Deckdisc, após o produtor Rafael Ramos assistir a um show deles com o Dead Fish. Na época, planejavam um álbum para 2020.
Durante uma passagem pela Itália, acreditam terem sofrido discriminação racial em um posto de gasolina, no qual foram abordados e revistados por uma equipe policial que não fez o mesmo com nenhum dos vários outros clientes que estavam no local.
Em junho de 2020, por ocasião do assassinato de George Floyd, lançaram a música "I Can't Breathe", cujo título referencia a frase dita pelo cidadão negro enquanto era asfixiado por um policial durante uma abordagem.
Ainda em 2020, lançaram o EP Capítulo Negro, com releituras de "Identidade", de Jorge Aragão; "Todo Camburão Tem um Pouco de Navio Negreiro", d'O Rappa; e "A Carne", de Farofa Carioca, tornada notória numa versão de Elza Soares.
Em 10 de outubro de 2020, participaram da primeira edição on-line do evento "Sim à Igualdade Racial", organizado pelo Instituto Identidade Brasil. No mês seguinte, participariam da primeira edição brasileira do Afropunk, mas o mesmo foi cancelado por conta da Pandemia de COVID-19 e convertido em um evento on-line a ser realizado no final de outubro do mesmo ano.
Em 1 de fevereiro de 2022 o grupo foi anunciado como uma das bandas a se apresentarem no Palco Sunset do Rock in Rio, juntamente à banda Devotos.
Discografia:
Project Black Pantera (2015)
Agressão (2019)
Ascensão (2022)
Facebook: https://www.facebook.com/BlackPantera...
Instagram: https://www.instagram.com/blackpanter...
TikTok: https://www.tiktok.com/@blackpanterao...
Inscreva-se No #Blog, Compartilhe. Apoie o #Underground Seu Apoio é Muito #Importante!

Nenhum comentário:
Postar um comentário