quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Trio Zaravi : Realiza o último show do projeto “A Viola Caipira e suas possibilidades”




O espetáculo acontece em Guaxupé (Minas Gerais), no Teatro Municipal Arlete Souza Mendes, com entrada gratuita.


O grupo paulista Trio Zaravi se apresenta nesta quinta-feira, 1º de dezembro, na cidade de Guaxupé, Minas Gerais, com o show do projeto "A Viola Caipira e suas possibilidades".

O show traz a essência da alma brasileira e a sua diversidade através da música instrumental, com composições e arranjos que combinam rusticidade e requinte. A apresentação que acontece no Teatro Municipal "Arlete Souza Mendes" e terá entrada gratuita.

Com Dalga Larrondo no zarb e percussão, Bruno Menegatti nas rabecas e Thiago Rossi na viola, o Trio Zaravi transporta o ouvinte a uma experiência atemporal, ilustrativa de uma cultura viva e seu rico processo de transformação, com o repertório destacam compositores brasileiros contemporâneos como Almir Sater, Levi Ramiro, Anderson Baptista, Zé Gramani, entre outros.

Este é o último show da série iniciada na cidade de Cosmópolis, onde surgiu o projeto "A Viola Caipira e suas possibilidades". O Trio Zaravi escolheu a cidade mineira de Guaxupé para encerrar as apresentações deste ano.
A Viola Caipira e suas possibilidades

A viola caipira, um instrumento brasileiro, marcado pela representatividade em manifestações populares e transmissão de conhecimento através da oralidade, vem ao longo dos tempos ganhando novos espaços e cenários no país. Desde 2005, a viola está na Academia, com a criação do primeiro curso de música, com bacharelado em viola caipira, pela USP (Universidade de São Paulo). Diante deste cenário, esse instrumento passa a transitar em diversas manifestações e segmentos musicais diferentes. Ao mesmo tempo em que o instrumento vem conquistando novos horizontes, não se pode negar as raízes.

Segundo o violeiro Thiago Rossi, tocar um instrumento pode ser algo que fortalece as pessoas, nas suas identidades, amplia repertório de vida, desenvolve competências numa fase de construção de identidade. “Acreditamos que o domínio de um instrumento musical, é mais completo quando o foco do ensino é voltado às tradições inicialmente. Valorizando e utilizando técnicas e repertórios tradicionais, só faz aumentar a possibilidade de criação do novo. Se conectar às origens para então traçar novos caminhos”, afirma.

Mais que uma série de shows, o projeto, que tem o incentivo federal, através do Ministério do Turismo, oferece aulas de viola na Escola Municipal de Música de Cosmópolis, Villa Musical, em parceria com a secretaria de educação e patrocínio da Stoller do Brasil.
Trio Zaravi

Nos últimos anos, o trio tem participado de inúmeros projetos, entre formação solo ou em colaboração com outros artistas, a exemplo de Gabriel Sater, João Paulo Amaral e Ricardo Matsuda.

Dalga Larrondo, Bruno Menegatti e Thiago Rossi estão envolvidos diretamente com a educação, em que imprimem um viés educativo ao trabalho, o que possibilitou a participação em projetos com a Orquestra de Violas das Oficinas de Música Caipira de Joaquim Egídio, com a Cia de Dança de Campinas no projeto Dança e Cidadania, e em oficinas musicais com o Projeto Primeira Nota em Campinas.

Atualmente, encontra-se no processo de finalização de seu primeiro CD.

Formação :

Jão Dalga : Zarb
Bruno Menegatti : Rabecas
Thiago Rossi : Violas

Mais informações: www.instagram.com/zaravitrio.


Fonte:Tedesco Comunicação & Mídia

Inscreva-se No #Blog, Compartilhe. Apoie o #Underground Seu Apoio é Muito #Importante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário