segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Entrevista Com O Vocalista Da Banda Salário Mínimo China Lee



Pioneira do Hard/Heavy brasileiro, a banda participou da primeira versão da histórica coletânea "SP Metal" (Baratos Afins, 1984) com as músicas “Cabeça Metal” e “Delírio Estelar”.

Três anos depois, o grupo lançou seu primeiro álbum, “Beijo Fatal” (1987), pela gravadora RCA, atingindo a marca de 78 mil cópias vendidas. A extensa turnê pelo Brasil, sempre com shows concorridos e boa presença de público, fez com que tivesse grande exposição na televisão e rádio.

Com revigorada formação, contando com China Lee (vocal), Daniel Beretta (guitarra), Junior Muzilli (Guitarra/Vocal), Diego Lessa (Baixo/Vocal) e Marcelo Campos (Bateria), o grupo paulistano Salário Mínimo vem atuando no cenário Heavy Metal.

1- (MPF) : Fale nos como que surgiu a banda ,pois o Salário Mínimo é uma das primeiras bandas de Heavy Metal do Brasil , a banda sempre cantou em português vocês nunca pensaram em canta em Inglês como as maiorias das bandas que temos hoje em dia ?

(China Lee) : Boa Tarde irmão !

O início do Salário Mínimo é como toda banda quatro garotos classe média ,é Classe média baixa vamos se dizer assim ! se juntaram pra tocar Rock ‘’N’’ Roll na época era bem Rock 'N' Roll o Heavy Metal estava bem no início agente tinha uma pegada muito Rock ''N'' Roll por isso o nome até o Salário Minimo eram 4 garotos pobre e de muita luta nos nunca sonhamos e canta em inglês eu sou um dos cara que mais luta pelo rock em português sempre tive e levantei essa bandeira agente nunca teve a pretensão cantar inglês porque agente gostaria de conquistar realmente só mesmo nosso país por isso nós sempre cantamos em português.

2- (MPF) : Conte porque o Salário Mínimo lançou só um álbum Beijo Fatal com quase 40 anos de estrada e porque que só em 2009 a banda lançou o álbum ‘’Simplesmente Rock ‘’ ?

(China Lee) : Então o Salário lançou o álbum Beijo Fatal em 87 ele saiu quase em 88 então foi no final de 87 e em meio de 90 a banda parar em meio de noventa e eu vou para Naja e ai agente forma Extravaganza , o Extravaganza na verdade na cabeça de muita gente e na minha também é a sequência do Salário Mínimo era pra ser a sequência do Salário Mínimo certo !

O Salário retorna em 2002 / 2003 e ai tivemos que fazer material tudo agente é muito preso e ligado ao ''Beijo Fatal'' não dar pra gente reclamar porque virou clássico todas as músicas são exigidas nos Shows da gente então pra você colocar algo novo fica muito difícil então temos sorte por um lado e azar pelo outro porque é difícil colocar e tirar as músicas do Beijo fatal .
As pessoas querem ouvir as duas do SP Metal e a as restante do Beijo Fatal no repertório novo agente conseguimos encaixar ''Fatos Reais'' Make vídeo que é o single vídeo , e ''Sofrer'' que é do ''Simplesmente Rock '' que é muito difícil você encaixar esse também que é dos motivos que agente não ter mais álbum .






3 - (MPF) : Fale como que surgiu a ideia para vocês participa da coletânea Metal SP ?

(China Lee ): Na verdade a idéia não partiu de mim , o Luis Calanca vem do movimento, (Luiz Calanca Dono da Baratos Afim vendo o movimento crescer demais em 81/82 em 83 ele começou ai nos shows das banda mais importantes entendeu ? Ele levava um gravador de rolo ele gravava as bandas ao vivo ia coletando material até que ele chegou e escolheu as 4 bandas isso partiu dele ,ele escolheu no momento as 4 melhores .

Na verdade o Avenger entrou num buraco ai por coincidência era pra ser a banda Cerberus , Cerberus estava com passagem marcada para o Estados Unidos, mas na verdade isso partiu do Luis foi uma escolha que ele fez ,ele garimpou escolheu as bandas que estava mais se destacando na época enchendo os lugares fazendo as pessoas cantarem tanto que ''Delírio Estrelar'' e ''Cabeça Metal'' já eram sucesso porque as pessoas cantava nos shows né ! .

4 - (MPF) : O que levou o Salário Mínimo encerrar suas atividades nos anos 90 e o que fez com que a banda voltasse em 2004 depois de 14 anos parada ?

( China Lee ) : Então o encerramento da nossa carreira a gente tava no momento usando muitas drogas e agente tinha dado Bum muito grande em 87/88 foi astronômico ai tivemos problemas interno o Junior saiu e ficamos em 4 colocamos outros músicos em 90 eu já estava meio insatisfeito com o trabalho e fui convidado com o Bica pra fazer um trabalho com o Naja que era uma banda que ele tinha depois do Santuário e ai comecei fazer as duas Salário e Naja ai montei o Extravaganza quando eu avisei que eu ia sair do Salário em 1990 eu falei que eles podiam continuar mas eles falaram que não existia o Salário Mínimo sem o China Lee então acabaram encerrando as atividades .

5 - (MPF) : Conte sobre o álbum (Beijo Fatal) sobre as composições das letras que vocês abordaram nesse álbum que é um clássico do metal nacional sem dúvida?

(China Lee ) : As composição do Beijo Fatal antigamente tínhamos um formato diferente de trabalhar até outros caras tinha bandas dos anos 80 agente ia testando as músicas Ao Vivo certo por exemplo : ''Anjo Da Escuridão'' agente quis falar nos somos bem ligado ao espiritismo testamos ao vivo funcionou ''Beijo Fatal'' e a marca registrada da gente envolvia mulheres essas coisas "Jogos De Guerra " foi composta dentro do cinema assistindo o filme Platoon , " Noite De Rock " Uma celebração as noites que agente vive no geral o Salário gosta de falar de festa né , de temas do cotidianos , e o que agente mais faz  . O grande lance do Beijo Fatal ter sido um clássico essas músicas começaram a ser colocadas nos shows em 1984 ai tivemos 3 anos praticamente pra fazer um teste acho que virou um clássico por causa disso agente tinha várias músicas , mas escolhemos em nossa consciência pra nós era as melhores deu tempo pra amadurecer de mais as músicas por isso o Beijo Fatal é esse clássico que é .




6 - (MPF) : Fale um pouco do álbum de vocês o “Simplesmente Rock”, lançado em 2010 pela gravadora Voice Music?

(China Lee ) : O Simplesmente Rock é bem engraçado como eu te - falei exite uma sequência o ''Beijo Fatal'' depois o Salário encerra teve o Extravaganza na qual nasceu uma parceria minha e do Mika ,Ricardo Michaelis Ex. Santuário ,diretor do Filme Brasil Heavy Metal e o ''Simplesmente Rock''  é um fruto disso também uma parceria que eu fiz ele é um pouco cara minha e do Mika e no início da formação quando nós voltamos agente tivemos um guitarrista chamado Allan Flávio era um belíssimo compositor então eram caras que sabiam compor pra mim tanto o Ricardo Michaelis e Júnior Muzilli também e o Allan Flávio também é um deles então foi um disco agente pôs ''Simplesmente Rock'' tudo porque foi um disco que agente quis mostrar tudo que agente gostava e atualizar o som da gente esse disco é engraçado o pessoal mais radical não gosta quando agente toca em outros lugares um pouco mais diferenciado um pessoal não tão mais radical a aceitação é muito maior mas por incrível que pareça é um disco que começou vender bem agora é um disco pra mim ...

È o melhor trabalho da minha carreira pra mim .

7- (MPF) : Como que foi poder dividir o palco com bandas como Uriah Heep , Scorpions, Twisted Sister, e U.D.O. Sem dúvida são bandas na qual vocês têm certas influências?

(China Lee ) : È cara realmente temos muitas influências principalmente aqui do Scorpions em alguma parte Uriah Heep eu adoro também é uma das bandas pra mim com o Sabbath aqueles anos 70 são os melhores Twister Sister uma certa fases né e o Udo Por causa do Accept né é sempre um aprendizado tocar com essas bandas e uma satisfação por que somos fãs também e tem um lado da decepção como eles tratam as pessoas nem todos eles são muitos agradáveis isso eu conto pra vocês nos Backstages atrás ali existe coisas desagraveis daqui eu tiro só o Scorpions . O Scorpions é muito grande e uma banda muito grande não tem como realmente chegar perto dos caras é muito grande são enorme assim mesmo sempre foram simpático com agente ,Twister Sister banda irmã assim igual agora o resto tem um certa decepção . (Risos ) .....




8 - (MPF) : Fale como que foi o processo de composição  do mais recente álbuns de vocês o “Simplesmente Rock”, que também foi lançado na Europa pela gravadora Portuguesa Metal Soldiers Records ?

(China Lee ) : Então como eu te falei na outra resposta falando do Simplesmente Rock , O Simplesmente Rock foi uma parceria Eu tinha muita composição minha e do Mika agente já tinha mais ou menos um trabalho na época do Extravaganza tinha muita coisa que eu gostava o novo guitarrista que voltou comigo do Salário também era um bom compositor Allan Flávio também tem duas música dele porrada então é mais ou meno  pra ser já tinha muita coisa pronta muita coisa que agente fazia em parceria entendeu ?

Agente queria fazer algo diferente né por isso o nome é até mesmo Simplesmente Rock porque envolvia tudo Rock ,Hard Rock ,Balada ,Heavy Metal e foi essa a concepção que agente teve no Simplesmete Rock . A Soldiers Metal Lança ele na Europa como Simplesmente Rock e bônus Beijo Fatal porque o Simplesmente Rock chamou mais atenção lá fora é muito engraçado isso né !
 O Simplesmente Rock ele chamou mais atenção na Europa por isso colocaram ele com bônus Beijo Fatal tá vendendo bem lá fora também .



9 - (MPF) : Conte nos como foi participar do Tributo da Pioneira banda de Heavy Metal Stress a primeira banda a grava o primeiro álbum de Heavy Metal no Brasil?

(Chnia Lee ) : Então como estávamos em negociação com a Soldier lá Europa precisamente de Portugal era bem na época que eles tavão pra lançar o tributo ao Stress ai eles falara pra gente cara vocês não querem participar do Tributo ao Stress porra bicho agente adora Stress o Bala,o Roosevelt Bala é meu irmão a banda toda são todos meus amigos ,só que ai ele falou bicho:

Não tem mais nenhuma cara pegaram todos os clássicos do Stress só ai tivemos que garimpa e achamos uma música lá do lado  B Total né que chama " Vale O Que Tem '' que ficou muito foda a gravadora o dono da gravadora Soldier o Fernando ele falou que é a música que mais gosta no tributo e o Bala falou pra mim que ficou a música que ele mais gosta e foi difícil porque foi uma música que agente fez a roupagem totalmente diferente essas coisas de obstáculos são bacanas né agente conseguiu resolver esse petardo ( Risos ) ....

10 - (MPF) : Com algumas mudanças na banda você acha que a banda perdeu um pouco a qualidade ou a banda não sofreu nenhuma alteração na sonoridade ,era essa mesma a qualidade sonora que vocês queriam atingir?

(China Lee ) : Então essa formação está comigo o baixista e o Guitarrista Diego Lessa e o Daniel Beta está comigo está indo pra onze anos e o Júnior Muzilli  retornou junto com o Batera o Marcelo Campos já estão comigo quase oito anos é todo mundo que ver o Salário Ao Vivo fala que essa é a melhor formação da história da gente a musicalidade a performance de palco é fantástico eu acho que é a melhor formação que agente tem nos últimos  anos mesmo .

11- (MPF) : Como que foi escolhido o Título do álbum (Simplesmente Rock) vocês fizeram uma votação entre os integrantes da banda ou foi apenas um de vocês que sugeriu esse titulo?

(China Lee ) : È Não eu já tinha esse nome  eu sempre quis fazer algo com essa mistura toda de elementos eu sempre quis lança algo como Simplesmente Rock já tinha essa ideia desde de 2002 /2003 é a ideia foi minha .

12- (MPF ) : Para Finalizar a nossa entrevista quero agradecer pela entrevista deixe um recado para nossos leitores e nos conte quais são os 5 álbuns de bandas que não pode falta no seu dia-a-dia?

China Lee : Meu recado aqui para a galera do MPF é que prestigie as bandas nacionais elas são as que ficam no país lutando pelo metal nacional enquanto as gringas vão e voltam (risos ...) precisamos de vocês certo ? 
Precisamos de vocês metal nacional valeu !

1. Motley Crue - Shout At The Devil
2. Judas Priest - Painkiller
3. Scorpions - Blackout
4. Iron Maiden - Seventh Of The Seventh Son
5. Helloween - Keep Of Jericho






Links Relacionados:

www.bandasalariominimo.com.br



Um comentário: