segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Chakal :Death Metal /Thrash Metal Nacional em Plena Forma com mais de 20 anos



A banda foi formada no início de 1985 por Willian Wiz, Destroyer e Mark. Contando com o vocal agressivo e marcante de Sgôto, o Chakal se apresentou no Metal BH II, festival que reuniu as bandas Sarcófago, Sagrado Inferno, Armageddon, Sepultura e Minotauro (SP). Sua apresentação neste festival foi seu primeiro show ao vivo, com muita agressividade.




Ocorreram algumas mudanças na formação, mas a banda se manteve, apresentando seus shows no circuito underground de Belo Horizonte. Finalmente, a banda contou com a adesão de Korg, que tinha saído do Mega Thrash. Mais tarde, recrutaram Necromancer, também ex-Mega Thrash. Gravaram então sua demotape, intitulada "Children Sacrifice", incluindo uma introdução com a participação de Max Possessed (Sepultura) e SDN (Mutilator). Esta demo teve ótima repercussão, e a banda foi selecionada para participar com duas músicas na coletânea Warfare Noise, de 1986, que traria ainda as bandas Mutilator, Sarcófago e Holocausto. Sua formação, nesta época, contava com Korg (vocal), Mark (guitarras), Destroyer (baixo), Necromancer (guitarras) e Willian Wiz (bateria).




Em agosto de 1987, gravaram no estúdio JG, em Belo Horizonte, o primeiro LP, "Abominable Anno Domini." O álbum foi lançado pela Cogumelo em outubro. Após a gravação do disco o guitarrista Pepeu abandona o Chakal. Em outubro de 1988, retornaram aos estúdios para gravar um compacto com duas músicas, "Living with the Pigs", num projeto arrojado e totalmente inédito no Brasil. A receptividade deste trabalho foi muito grande.



Em abril de 1989, Korg saiu do Chakal, entrando para a banda The Mist (ex-Mayhem). A formação da banda ficou sendo então: Mark (guitarras), Laranja (baixo) e Wiz (bateria).

Em meados de 1990, após uma pausa para absorver a saída de Korg e realizar necessárias mudanças em sua formação, o Chakal lançou o álbum "The man is his own jackal". A formação deste álbum é Marcelo L. (baixo e vocal), Wizz (bateria), Mark (guitarras) e Eduardo Simões (guitarras). A banda lançou ainda, em 1991, o LP "Death is a lonely business".



Após anos adormecida, a banda Chakal resolveu retomar suas atividades, com mudanças em sua formação, com o retorno do vocalista Korg. Durante dois anos a banda preparou repertório para um novo álbum, o conceito, um roteiro escrito por Korg inspirado na Trilogia dos Mortos do diretor e roteirista George Romero. O assunto é uma linkagem com o primeiro disco da banda "Abominable Anno Domini", especificamente com a música DEAD WALK. Depois de um período longo de ensaios e pré-produção, o álbum DEADLAND finalmente é concluido. Este trabalho mostra a banda de forma diferente em relação aos anteriores, o disco possui uma atmosfera densa, sombria e um tema paradoxal: estar vivo em um mundo dominado por mortos-vivos. A estética dos quadrinhos e RPG com direito a gritos, tiros é recorrente durante todo o disco, a busca por um "lugar seguro" e o cuidado da música de estar sempre de acordo com o roteiro. DEADLAND ainda traz uma faixa multimídia contendo as letras, fotos e mais informações sobre o todo trabalho.

Com esta produção cuidadosa e edição especial, o disco chega às lojas em formato duplo, num lançamento especial da Gravadora Cogumelo, uma vez que o lendário Abominable Anno Domini (primeiro LP da banda gravado em 1987) foi remasterizado e inserido nesta edição como presente para os antigos fãs do grupo, juntamente com as duas músicas presentes no compacto "Living With the Pigs" (1988). Após a finalização deste trabalho, a banda colocou na estrada sua DEAD MAN WALKING TOUR, que percorreu todo o Brasil com grande sucesso.

Em 2004 a banda começou a gravar "Demon King" que foi lançado em dezembro de 2004 e contou com praticamente toda a formação original após a volta do guitarrista Mark. Outra grande novidade no CD é o primeiro cover gravado pelo Chakal da música "Evil Dead" da banda Death. Não deixe de conferir o retorno às origens do Chakal com toda sua fúria e sonoridade Thrash.

Formacão :

Korg (vocal)
Mark (guitarra)
Andrevil (guitarra)
Cássio Corsino(baixo)
Guilherme Wiz (bateria)


Discografia:

Álbuns de Estúdio:

1987 - Abominable Anno Domini (LP)
1990 - The Man Is His Own Jackal (LP)
1991 - Death is a Lonely Business (LP)
2002 - Deadland / Abominable Anno Domini + Living with the Pigs (CD)
2004 - Demon King (CD)

Coletâneas:

1986 - Warfare Noise (LP)
1990 - The Lost Tapes Of Cogumelo (LP)
2000 - Cogumelo Records Compilation (CD)

EP:

1988 - Living with the Pigs (EP)

Relançamentos:

2007 - Abominable Anno Domini + Living with the Pigs (DIGIPACK)
2007 - Warfare Noise (DIGIPACK)
2008 - The Man Is His Own Jackal + Death is a Lonely Business (SLIPCASE)

Links Relacionados :

http://www.myspace.com/chakalbr

Fonte: Cogumelo Records

Nenhum comentário:

Postar um comentário