quarta-feira, 9 de novembro de 2016

LED ZEPPELIN: O Maior Álbum de Rock De Todos os Tempos Completa 45 anos .



O que é preciso para um disco se tornar um dos maiores álbuns de rock de todos os tempos? Há 45 anos, o Led Zeppelin já mostrava, no mínimo, o que não era preciso: mais do que 8 músicas.

Após três álbuns que revelavam tanto o lado elétrico fortemente influenciado pelo blues norte-americano, quanto o folk acústico e as atmosferas psicodélicas, o Led finalmente trouxe tudo à tona de uma vez só. Calando com uma classe ímpar as críticas negativas (sim, elas existiram) que ainda acreditavam que o hype dos três primeiros álbuns aconteceu por acaso, Plant, Page, Jones e Bonham tornaram oficialmente inegável a única verdade possível: o mundo estava presenciando uma era em que verdadeiros gigantes da música estavam pisando vivos na Terra.

45 anos após o lançamento do álbum que não levou nome porque, segundo Jimmy Page, as músicas já falavam por si, não resta muito a ser dito que reforce os feitos de um dos discos mais vendidos de todos os tempos. Mas, se ainda existem histórias das quais você não ouviu falar, separamos algumas para cada uma das oito faixas históricas do Led IV. Então voilá:

Black Dog: É dito que o nome da música surgiu como referência a um labrador preto que era visto entrando e saindo do pátio do Headley Grange Studios, um dos lugares onde a banda gravou o álbum. De qualquer forma, o dog em questão não tem relação com a letra da música. O riff principal foi criado pelo baixista John Paul Jones e pasmem: o vocal foi de Plant foi gravado em apenas 2 takes.

Rock’n Roll: Faixa rápida e cativante, foi criada "acidentalmente" quando a banda estava tentando terminar de compôr "Four Sticks".

The Battle of Evermore: faz referência à saga d’O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien. É a única faixa da história do grupo que conta com uma voz que não seja da banda. No caso é a cantora britânica Sandy Denny, vocalista do Fairport Convention, que faz dueto com Plant.

Stairway to Heaven: Apesar dos rumores já muito antigos, a banda desmistificou a lenda sobre os ruídos ao contrário, garantindo que não incluiu mensagens ocultas. Apesar disso, a faixa contém, de fato, sons tocados ao contrário para fins atmosféricos. Apesar da maior parte da gravação ter sido realizado no Headley Grange, o solo de Page foi gravado no Island Studios, em Los Angeles.

Misty Mountain Hop: foi composta por John Paul Jones e traz o baixista tocando piano elétrico, teclado e sons de sintetizadores.

Four Sticks: Única faixa do disco não tão lembrada nas principais playlists e coletâneas do Led. Foi intitulada assim porque John Bonham gravou a bateria usando quatro baquetas.

Going to California: É dito que a música foi feita por Plant para Joni Mitchell, lenda do folk norte-americano, por quem o vocalista estava supostamente apaixonado.

When the Levee Breaks: A música é creditada aos quatro membros da banda, além de Memphis Minnie, uma guitarrista de blues que gravou e lançou originalmente uma música com a mesma letra em 1929, juntamente com o marido Kansas Joe McCoy. A letra faz referência a uma grande enchente ocorrida no estado americano do Mississippi em 1927, e o Led a reutilizou com uma nova melodia, baseada num solo de Jimmy Page.

E aí, já conhecia todas ou ainda restavam novidades sobre a obra? Bom, se você já sabia todas essas histórias, também deve saber que há sempre alguma novidades a serem notadas quando ouvimos Led de novo. Então dá o play na Essentials Led Zeppelin para escutar grandes clássicos da banda e do seu épico quarto álbum, e pode jogar o volume pro espaço.




Links Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário