sábado, 20 de fevereiro de 2021

NIRVANA : Kurt Cobain (20/02/2021), 54 anos relembre os shows mais icônicos da banda




Show no Rio de Janeiro foi o maior - e um dos piores - realizados pela banda .

Não tem como falar de Nirvana sem pensar em Kurt Cobain. Com um legado de músicas atemporais, o vocalista da banda icônica do grunge completaria 54 anos neste sábado, 20.

O Nirvana também era conhecido pelas apresentações marcantes até na pior fase da banda. Plateias inteiras cantavam cada palavra de “Come As You Are” ou “Smells Like Teen Spirit.” (Como aconteceu na vinda do grupo ao Brasil: o maior show da carreira dos artistas, no Rio de Janeiro, também foi um dos mais caóticos.)


Cobain morreu no dia 5 de abril, em 1994, e deixou a filha, Frances Bean, e a então esposa, Courtney Love, aos 27 anos. Porém, a curta trajetória do cantor foi o suficiente para torná-lo um ícone de jovens desajustados da década de 1990. Inclusive, segundo entrevista da filha à Rolling Stone EUA, Cobain se tornou maior depois de morrer.

A quantidade de ouvintes mensais do Nirvana nas plataformas de streaming quase 30 anos após seu fim é só uma prova disso. A banda acumula mais de 16 milhões de fãs no Spotifye quase 1 bilhão de plays em "Smell Like Teen Spirit," do disco Nevermind. Aproveite a data e relembre os shows mais icônicos - entre melhores e piores - do Nirvana:

São Paulo

Dave Grohl, Krist Novoselic e Kurt Cobain tocaram para uma plateia insana, em 1993, no estádio do Morumbi, em São Paulo. Apesar de icônico pela sua grandeza, o show ficou marcado como um dos piores da banda.

Pablo Miyazawa esteve na apresentação e, segundo um relato publicado pela Rolling Stone Brasil, o desempenho do vocalista não foi nada bom. Para o jornalista, não era necessário ser um grande conhecedor musical para perceber o fracasso da noite.


"Empatia com a audiência zero: Kurt Cobain, nem um pouco loiro, não deu muita bola pra gente desde o início," escreveu antes de falar sobre a lentidão do show. "Não era preciso entender muito de rock ou ter visto muitos shows ao vivo para saber que algo não ia bem. Estava lento. Demais," completou.

O evento foi tão bizarro a ponto de Cobain não terminar de cantar as músicas. Flea, do Red Hot Chili Peppers, até tocou junto com o Nirvana, mas nem isso foi o suficiente para salvar a tão aguardada apresentação do grupo no Brasil.







Rio de Janeiro

A apresentação para 100 mil pessoas no Rio de Janeiro foi caótica, mas um pouco melhor do que a de São Paulo. O público também cantava as letras de todas as canções da banda e demonstrava amor pelo Nirvana.


Em entrevista ao programa de Jimmy Fallon, Grohl e Novoselic elegeram o show no Rio de Janeiro, em 1993, como o maior da carreira. No entanto, a expressão de "vergonha" do vocalista do Foo Fighters foi evidente.







MTV Unplugged

O show do Nirvana no MTV Unplugged é, de longe, um dos mais famosos da emissora e da banda. A popularidade aconteceu graças à setlist diferenciada, aos ensaios e filmagem em comparação com outros artistas.

Deixar grandes hits, como "Smell Like Teen Spirit" e "In Bloom," de fora da setlist também não foi um problema. Os integrantes acrescentaram diversos convers no repertório e tocaram "The Man Who Sold The World," de David Bowie, e "Jesus Doesn't Want Me For A Sunbeam", de The Vaselines.

Cobain também pediu para a produção incluir lustre, velas e cortinas no cenário. Mas a mudança não aconteceu só por aí: segundo a produtora executiva Alex Coletti, o Nirvana só precisou filmar uma única vez. 

Outro fator  foi pelo lançamento do primeiro álbum ao vivo do canal acontecer após a morte de Cobain.

O disco desbancou o rei do pop, Michael Jackson, e estreou em 1º lugar na Billboard 200, além dos diversos certificados de platina ao redor do mundo. O MTV Unplugged do Nirvana também foi aclamado pela crítica e provou, mais uma vez, a importância do grupo na história da música. 






Reading e Leeds Festival

A passagem do Nirvana por Reading e Leeds Festival, em 1992, revolucionou o evento. Isso porque Cobain brincou com boatos de que estava mal de saúde, e entrou no palco com uma cadeira de rodas e roupas de hospital. Depois do susto, o público ficou eufórico.


As consequências da atitude do vocalista respingaram em Grohlanos mais tarde:Foo Fighters tocou diversas vezes no festival devido ao sucesso da apresentação com Nirvana. 


Fonte:Revista Rolling Stone 


Inscreva-se No #Blog, Compartilhe. Apoie o #Underground Seu Apoio é Muito Importante!





Nenhum comentário:

Postar um comentário