terça-feira, 21 de junho de 2016

Sunrunner: banda norte-americana na capa da nova edição da Rock Meeting




O trio de Portland promove seu terceiro álbum, "Heliodromos", e desembarca no Brasil em Agosto para quatro shows

Alguns países como Austrália, Alemanha e Canadá sempre tiveram grande importância no cenário mundial do rock e heavy metal. Revelaram alguns dos maiores nomes de todos os tempos como AC/DC, Scorpions e Rush e assim o fazem até os dias de hoje. Mas, convenhamos, nada se compara quando Inglaterra e Estados Unidos entram na jogada! Se o Tio Sam tinha Elvis, a Rainha respondia com os Beatles. Durante décadas a "briga" foi acirrada. Para cada Boby Dylan ou Jimi Hendrix, nascia um Syd Barret ou David Bowie. Se dizem que no Brasil já se nasce sabendo jogar bola, cidadãos ingleses e norte-americanos nascem com uma guitarra nas mãos. Fato!

Este é o caso dos três integrantes da banda norte-americana Sunrunner. Descendendo diretamente da melhor tradição do rock pesado americano, David Joy (vocal/baixo), Joe Martignetti (guitarra) e Ted MacInnes (bateria) também são grandes apreciadores da nobre linhagem britânica de bandas de rock. Essa soma de sotaques e referencias musicais faz diferença quando esse power trio começa a tocar! É como se Yes, Sabbath e Maiden se unissem para se apresentar no Big Easy Festival em Nova Orleans. Rock progressivo clássico e heavy metal tradicional com referências de jazz e world music: esse é o universo musical multifacetado do Sunrunner.

Formado em 2008 na cidade de Portland, estado do Meine, Estados Unidos, o Sunrunner estreou com "Eyes Of The Master" em 2011, um trabalho de rock progressivo com inclinação metaleira. Mas desde o segundo disco, "Time In Stone" (2013) que o grupo vem solidificando-se como uma banda de metal com influências de rock progressivo.

De acordo com Joe Martignetti, classificar a música do Sunrunner como prog metal seria um erro, já que eles não têm qualquer semelhança com as principais referencias do gênero como Dream Theater, Symphony X ou Fates Warning.
“A maioria das bandas de prog metal são baseadas em técnica e algumas não soam exatamente progressivas”, declara o guitarrista.“São bandas de metal técnicas e bem polidas. O que é ótimo, não me entenda mal. Mas o rock progressivo não se resume a técnica e matemática rítmica. Veja o Pink Floyd! Eles são progressivos porque fazem um som extremamente diversificado e difícil de rotular. É disso que gosto no progressivo: a habilidade de explorar diferentes gêneros e texturas. Alguns nos chamam de Heavy Prog e acho que esse rótulo está OK, uma vez que nos diferencia das bandas prog metal. Não é que não gostemos de tocar de forma técnica, muitas de nossas músicas são 5/8 ou 11/8, muitas 3’s e 6’s, gostamos da precisão, mas preferimos soar soltos”.

O terceiro e mais novo álbum, "Heliodromus" é o deferimento do termo Heavy Prog ao Sunrunner. O disco foi lançado no ano passado na Europa pela Minotauro Records da Itália. Em "Heliodromus" está a faixa "Star Messenger", que o grupo acabou de disponibilizar no formato de Lyric-Video: 




O Sunrunner vem se apresentando por toda costa leste norte-americana para promover "Heliodromus", e agora pretende evadir as fronteiras e chegar até a Europa e América do Sul. Famoso pela calorosa recepção, o Brasil será o primeiro na lista do trio. O Sunrunner desembarca no país em Agosto para realizar quatro shows nos dias 04, 05, 06 e 07. Detalhes sobre cidades e locais serão divulgados em breve.

O anuncio da vinda do Sunrunner ao Brasil gerou grande interesse por parte da mídia especializada no país. A revista Rock Meeting, em sua nova edição (#81 - Junho/2016), traz o Sunrunner como matéria de capa. A entrevista tem sete páginas e cobre toda a carreira da banda em detalhes.

A Rock Meeting é disponibilizada digitalmente e gratuitamente, com opções para leitura online - http://www.rockmeeting.net - ou download - http://bit.ly/RockMeetingN81.



Links Relacionados:

www.sunrunnermusic.com

www.facebook.com/sunrunnermusic

www.youtube.com/sunrunnermusic

www.minotaurorecords.com 

Fonte:Som do Darma 

Nenhum comentário:

Postar um comentário